Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

SEMENTES DE LINHAÇA: BENEFÍCIOS, CONTRA-INDICAÇÕES E COMO CONSUMIR CORRETAMENTE

20-11-2017

http://images.vidaativa.pt/articles/850_400_flax-powder-and-seeds_1499795872.jpg

 

 

Embora já seja conhecida há milénios segundo alguns registros históricos, somente alguns anos para cá a linhaça começou a ser popularizada graças aos seus nutrientes que vão desde as fibras aos ácidos graxos, tais como o óleo Omega3 e Omega6. E embora possa ser aproveitada de várias formas, a linhaça é comumente consumida através da sua semente, farinha ou mesmo óleo.


Hoje entenderemos um pouco a respeito dos benefícios das sementes de linhaça, assim como as suas contraindicações.


Por possuir uma alta concentração de fibras e também dos ácidos linolênico e linoleico, respectivamente Omega3 e Omega6, a linhaça não é indicada para todos, em especial não é indicada em alguns casos específicos de sensibilidade aos ácidos insaturados.

 


    Benefícios das Sementes de Linhaça

 


Comprovadamente, o consumo da linhaça é capaz de trazer diversos benefícios ao organismo quando consumida regularmente e de forma equilibrada:


Faz Bem ao Intestino - Por ser fonte de fibras, inicialmente a linhaça é muito benéfica no controlo da regularização do intestino.


Previne Câncro do Cólon - Ainda no sistema digestivo, a linhaça mostrou-se capaz de prevenir o câncro do cólon, funcionando também como um laxante natural.


Contra as Doenças Cardiovasculares - Além disso, estudos mostram que por auxiliar na prevenção da hipertensão, a linhaça também é capaz de prevenir doenças cardiovasculares devido ao aos Omega3 na sua composição.


Melhora a Circulação Sanguínea - Por reduzir os níveis de colesterol e ser naturalmente anti-inflamatória, a linhaça combate e previne os mais diversos problemas de circulação sanguínea.


Excelente Para a pele - Ainda para quem procura resultados de renovação estética, a linhaça é uma semente muito eficaz deixando a pele com um aspecto bem mais saudável.


Coadjuvante em Vários Tratamentos de Saúde - E muito além dos benefícios supracitados, a linhaça trará diversos outros resultados significativos no tratamento da asma, osteoporose, artrite, sintomas de menopausa e até mesmo depressão.

 

 

https://www.docelimao.com.br/site/images/ordenadas/plantas/SARRACENO.jpg

 


    Contraindicações das Sementes de Linhaça

 


Assim como quase todo tipo de complemento natural, a linhaça possui algumas contraindicações às quais devemos ficar muito alertas.


Podemos citar o caso de pessoas com esclerose sistêmica que por vias gerais não devem ingerir sementes de linhaça, pois oseu consumo pode causar obstrução intestinal, ou também a conhecida prisão de ventre.


É também contraindicado o grande consumo (ou consumo excessivo) de linhaça de forma repentina, pois pode causar reações alérgicas diversas. Por isso, caso opte pelo consumo de linhaça, o mesmo deve ser feito aos poucos, de forma gradual, até alcançar o montante ideal recomendado pelo médico ou nutricionista.


É importante também frisar que a linhaça não deve ser consumida se outros medicamentos estiverem sido ingeridos no mesmo período. Esta contraindicação refere-se ao fato de que a linhaça pode vir a bloquear ou dificultar a absorção de medicamentos pelo organismo.


Resumidamente, podemos dizer que as sementes de linhaça são contraindicadas ou devem ser consumidas com moderação em casos de:


- Pessoas com Esclerose Sistémica
- Pessoas sensíveis ou propensas a alergias alimentares
- Pessoas que estejam a fazer uso de outros medicamentos

 

 

https://dietpro.com.br/site/images/blog/Linha%C3%A7a_blog1.png
    

    Como Consumir Corretamente as Sementes de Linhaça

 


A linhaça pode ser consumida de diversas formas. Além das cápsulas comumente comercializadas, podemos triturar as suas sementes num liquidificador e consumi-las junto com frutas, vitaminas e até mesmo sobremesas.


É possível também utilizar a semente triturada (que será uma espécie de farinha) para complementar massas de pães, bolos, biscoitos, tapiocas, crepes, etc.


O conselho de não comer as sementes de linhaça sem antes triturá-las é dado porque o nosso corpo não consegue assimilá-las e pode expulsá-las do organismo sem tê-las absorvido.


Para tritulá-las use um pilão ou triture-as utilizando um processador de alimentos.


Uma outra recomendação importante para o correto consumo das semente de linhaça é comê-las sempre cruas, porque o calor e cozimento podem alterar os seus ácidos graxos essenciais.


Use-as para enriquecer iogurtes, mueslis, batidos, sumos, sopas, saladas, feijões, farofas, na banana amassada ou com outras frutas, garantindo assim uma alimentação saudável.

 


    Quando Consumir?

 


De 3 a 6 colheres de chá de sementes de linhaça moída por dia para seguir a recomendação de consumir diariamente 1 ou 2 porções de alimentos que contenham Omega3.


    Consulte um médico ou nutricionista


Vimos então que a linhaça pode trazer muitos benefícios para o organismo, mas também possui diversas contraindicações. Por tal motivo, é fortemente recomendado que um médico ou nutricionista seja consultado antes que você adote a linhaça na sua dieta.


fonte: Melhor Com Saúde

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.